CRP prepara eventos para comemorar o Dia do Psicólogo

Para celebrar o Dia do Psicólogo, 27 de agosto, o Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, 22ª Região,(CRP22-MA) promove uma série de eventos para a classe, nos municípios de Caxias, São Luís e Imperatriz. Estão programadas atividades nos dias 27, 28 e 29, nas respectivas cidades, que sediarão , neste ano, o calendário comemorativo no Maranhão: Haverá conferências, rodas de conversas e fóruns cujas temáticas vão abordar pautas relativas ao tema central: “Compromisso com a profissão: dialogando sobre os fazeres do psicólogo no Maranhão”.

LOGO CRPConfira abaixo a programação:

DIA DO PSICÓLOGO

Compromisso com a profissão: dialogando sobre os fazeres do psicólogo no Maranhão
CAXIAS

Local: UEMA/Caxias

26 de agosto

9h: Abertura do Evento – Composição da Mesa com as autoridades

9h20min: Palestra: Por dentro do CRP 22 e do SindPsi.

10h: Roda de Conversa: E como anda a psicologia em Caxias?

11h: Lanche
SÃO LUÍS

Local: Auditório Alberto Abdalla da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão -FIEMA
27 de agosto

17:30h às 19h: Credenciamento

19h : Mesa de Solenidades

19h30: Conferência

20h30: Coquetel e Apresentação Cultural
28 de agosto

14h às 15h30: Mesa redonda: Desafios e perspectivas nas políticas públicas de Assistência Social e Saúde

15h30 às 16h30: Por dentro do CRP 22 e do SindPsi

16h30 às 16h45: Intervalo

16h45 às 17h45: Rodas de Conversa
1. Psicologia do Esporte: O que é e como se faz?
2. Psicologia do Trânsito.
3. Psicologia Organizacional e do trabalho.
4. Atuação do psicólogo no hospital.
5. Psicologia Escolar no Maranhão: avanços e desafios contemporâneos.

17h45: Mesa Redonda: Sistemas de Justiça e Psicologia no Maranhão

19h30 :Encerramento

IMPERATRIZ

Local: UFMA/Imperatriz
29 de Agosto

08h30min: Conferência: Compromisso com a profissão: dialogando sobre os fazeres do psicólogo: Sílvia Vale

9h30min: Mesa Redonda: Desafios e perspectivas nas políticas públicas no Maranhão
Palestrante 1: Gizele da Costa Cerqueira
Palestrante 2: Talita Furtado

11h: Mostra de Práticas de Psicólogos da Região Tocantina-Painéis e apresentação.

12h30 min: Intervalo

14h00: Fórum de Discussão: A Elaboração de documentos produzidos pelo psicólogo, conforme Resolução CFP N.º 007/2003 – Sílvia Vale

17h00: Roda de Conversa sobre o SindPsi-Ma- Cristiane Bacelar.

18h00: Coquetel de Encerramento (Lanche e Apresentação Cultural)

 

 

 

 

 

 

Postado por: Redação

Caxias realiza Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

A Prefeitura de Caxias, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), está com as inscrições abertas para a II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres.

SEC. CAXIASA conferência tem como objetivo discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres no município de Caxias.

As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres, localizada na rua Menino Deus, 285, Centro. Elas vão até a próxima quinta-feira (27).

O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 deste mês, no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema).

A conferência será aberta à comunidade e receberá propostas de políticas públicas em defesa das mulheres.

A abertura do evento contará com uma palestra da secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto.

A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Aryzaltina Silva Penha, reforça o convite para todos participarem do evento. “Convido toda sociedade caxiense, entidades sociais, instituições, mulheres caxienses, estudantes e todas as pessoas que estão comprometidas com a causa da mulher a estarem presentes neste evento que será de extrema importância para todos”.

Durante a programação, haverá grupos de discussões e rodas de conversa com Helayne Ferreira do Nascimento, professora doutora pela Fio Cruz do estado do Rio de Janeiro e professora adjunta da Facema.

 
Programação
DIA 28/08:
14h às 22h – Credenciamento
17h – Apresentação Cultural
18h – Abertura Oficial
19h30 – Conferência Magna: “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres – Sistema Municipal de Política para as Mulheres Conferencista: Laurinda Pinto – Secretária de Estado da Mulher
20h30 – Leitura e Aprovação do Regimento – Valdênia Menegnon – Assessora Especial da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres
22h00 – Encerramento – Apresentação Cultural.
Dia 29/08:
08h às 09h – Credenciamento
08h às 09h45 – Roda de Conversa – “ Estruturas Institucionais e Política para as Mulheres no Municípios de Caxias – Avanços e Desafios”.
09h45 às 10h05 – Participação das Delegadas
10h05 às 10h20 – Intervalo
10h20 às 12h30 – Grupos de Trabalho
Eixos 01 – IGUALDADE NO MUNDO DO TRABALHO E AUTONOMIA ECONÔMICA PARA AS MULHERES DO CAMPO E DA CIDADE.

Eixo 02 – EDUCAÇÃO PARA IGUALDADE E CIDADANIA.

Eixo 03 – SAÚDE INTEGRAL DAS MULHERES, DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS.

Eixo 04 – ENFRENTAMENTO DE TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Eixo 05 – FORTALECIMENTO E PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NOS ESPAÇOS DE PODER E DECISÃO

Eixo 06 – ENFRENTAMENTO DO RACISMO, DO SEXISMO E DA LESBOFOBIA

12h30 – Intervalo para Almoço

13h45 – Apresentação de Zumba – Programa Mulheres em Ação da Secretaria Municipal de para Políticas as Mulheres de Caxias – MA.
14h00 – Apresentações das deliberações dos Grupos de Trabalho
15h30 – Plenária Final e Escolha das Delegadas para Conferência Estadual
16h30 – Encerramento – Apresentação Cultural

 

 

 

Fonte: Ascom

 

Postado por: Redação

Conferência Municipal de Saúde em Caxias começa segunda-feira

CAXIAS AEREANos próximos dias 25 e 26, no Centro de Treinamento João Paulo II, acontecerá a VIII Conferência Municipal de Saúde em Caxias, com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, direito do povo brasileiro”.

A expectativa de público para o evento é de 300 pessoas, entre conselheiros de saúde, trabalhadores da área e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento tem o propósito de avaliar a situação da saúde do município e propor diretrizes para formulação de uma políticas públicas de saúde.

 

 

 

 

Fonte: Ascom

Postado por: Redação

Secretários discutem Plano de Mobilidade Urbana de Caxias

SECRETARIOS DE CAXIASOs secretários municipais de Transportes, Júnior Martins; Infraestrutura, Antônio Paiva; Urbanismo, Acyr Carvalho; Planejamento, Vidigal Borges; e a representante do Gabinete da Prefeitura, Luciana Batista, se reuniram nessa quarta-feira (19) para discutir as diretrizes para a implantação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Caxias.

Esses encontros passarão a ser frequentes, pois o município de Caxias tem pressa de elaborar sua política de mobilidade urbana. “Vamos conversar com frequência, até que tenhamos todos os elementos necessários para a efetiva elaboração do nosso plano de mobilidade urbana, como prevê a lei 12.587/2012”, disse o secretário municipal de Transportes, Júnior Martins.

Trata-se de uma iniciativa ousada e necessária para a melhoria da qualidade de vida dos caxienses. “A mobilidade urbana está presente no nosso dia a dia em diversas situações. Então é necessário que tenhamos o cuidado de trabalhar essa questão, de modo que todos sejam contemplados”, concluiu Martins.

A mobilidade urbana é um atributo das cidades e se refere à facilidade de deslocamentos de pessoas e bens no espaço urbano. Tais deslocamentos são feitos através de veículos, vias e toda a infra-estrutura (vias, calçadas etc) que possibilitam esse ir e vir cotidiano. Isso significa que a mobilidade urbana é mais do que o que chamamos de transporte urbano, ou seja, mais do que o conjunto de serviços e meios de deslocamento de pessoas e bens. É o resultado da interação entre os deslocamentos de pessoas e bens com a cidade.

Por exemplo, a disponibilidade de meios e infra-estrutura adequados para os deslocamentos de pessoas e bens numa área da cidade pode ajudar a desenvolver tal área. Do mesmo modo, uma área que se desenvolve vai necessitar de meios e infra-estrutura adequados para os deslocamentos das pessoas e bens naquele local.

Pensar a mobilidade urbana é, portanto, pensar sobre como se organizam os usos e a ocupação da cidade e a melhor forma de garantir o acesso das pessoas e bens ao que a cidade oferece (locais de emprego, escolas, hospitais, praças e áreas de lazer) não apenas pensar os meios de transporte e o trânsito.

A construção de uma política nacional de mobilidade urbana é necessária. O Governo Federal, através do Ministério das Cidades, propõe uma política nacional de mobilidade urbana para as cidades brasileiras.

 

 

 

 

Fonte: Ascom

Postado por: Redação


Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.

 
Copyright © 2017 MA News – Noticias do Maranhão para o Mundo. Todos os Direitos Reservados.
MA News Diretor Geral: Marcelo Rocha
Rua Magalhães de Almeida s/n, Bairro São Francisco
Fone: 099-36612685 Codó-Maranhão                                             by Hh Design